
Plano de Negócios. Transforme o medo da incerteza na confiança de um Empreendedor!
Novembro 21, 2022
Há meses, anos ou décadas que tem esta ideia de negócio que nunca chegou a concretizar, mas que está certo que poderia resultar se tivesse condições para avançar. “Não tenho tempo, nem dinheiro…”, ou “não posso arriscar o bem-estar e estabilidade financeira familiar”, são algumas das muitas desculpas que encontramos para não irmos atrás dos nossos sonhos.
O principal inimigo do empreendedorismo é a aversão que temos à incerteza e ao desconhecido. Quando pensamos em algo novo, rapidamente nos lembramos da complexidade que teremos entre nós e a transformação do sonho em realidade. Não chegamos sequer a visualizar um caminho até ao destino! Vemos apenas uma série de curvas, cruzamentos e falésias, debaixo de um intenso nevoeiro que impede a visualização dos seus contornos.
É esta incerteza e falta de nitidez no caminho que temos pela frente que nos impede de iniciar a viagem. Estamos programados para temer o que desconhecemos porque não estamos preparados para nos defendermos ou adaptarmos às mudanças. É perfeitamente normal!
Os primeiros passos são: transformar a incerteza num plano de ações concretas, identificar as necessárias contingências e tornar claros os objetivos que pretendemos e podemos atingir. Esse Plano é o que chamamos de Plano de Negócio!
Com o Plano, o objetivo do projeto torna-se claro, as curvas e os cruzamentos ganham nitidez e as falésias passam a estar circunscritas pelas contingências definidas. O sonho passa a ser tangível e exequível. O medo provocado pelo desconhecido dá lugar à confiança, ao otimismo e à ambição. Passamos a estar no controlo!
Por vezes, o que o Plano nos diz é que não estamos preparados para seguir esse caminho, que não é o momento certo para atingir os objetivos definidos ou que não estamos disponíveis para aceitar as possíveis contingências. Mesmo nesses casos, o Plano é importante porque não deixamos de correr atrás do sonho por medo do desconhecido, mas sim porque tivemos coragem para conhecer o caminho e aceitar que o seu percurso é demasiado complexo para o podermos percorrer.
Fundamental é também que o Plano de Negócios seja um documento objetivo e rigoroso, que avalie com realismo e clareza os objetivos do Projeto, o seu valor e os seus riscos. De nada adianta se tivermos nas mãos um mapa distorcido que em vez de nos levar ao destino, nos empurre para riscos desnecessários ou decisões que dificilmente produzirão bons resultados.
Com um bom Plano de Negócio podemos finalmente avaliar quanto vale o projeto, qual a probabilidade de que vá resultar e quais os recursos necessários para o executar.